Empreendedoras de Apucarana recebem capital-semente após capacitação apoiada pela Prefeitura .

Empreendedoras de Apucarana recebem capital-semente após capacitação apoiada pela Prefeitura

Ação faz parte do projeto MEGA e oferece capacitação, consultoria e apoio financeiro a mulheres que querem empreender

A Prefeitura de Apucarana está fortalecendo o empreendedorismo feminino e a geração de renda no município com a entrega de capital-semente a participantes do projeto MEGA – Movimento Empreendedorismo Gerando Alternativas. A premiação ocorreu nesta quarta-feira (05/11), no Salão Nobre da prefeitura. A iniciativa, desenvolvida pela secretaria da Mulher e Assuntos da Família (Semaf) em parceria com a ONG GERAR – Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional, ofereceu cursos gratuitos e consultorias personalizadas para mulheres que desejam iniciar ou aprimorar seus negócios.

Durante dois meses, as participantes receberam capacitação sobre marketing, precificação, gestão e formalização de empresas, além de acompanhamento técnico individual. Das 35 empreendedoras que concluíram todas as atividades, três foram premiadas com R$ 1,5 mil cada, como incentivo para investir na estruturação de seus empreendimentos. As vencedoras foram: Graziela Faria de Azevedo, Brenda Karoline Abreu e Aracele Avelino. Realizada em agosto, a formação envolveu oito encontros com conteúdos sobre marketing, precificação, estruturação e formalização de negócios. As três alunas com melhor desempenho seguem recebendo consultoria individual por dois meses, sem custo.

A secretária da Mulher e primeira-dama, Karine Mota, parabenizou todas as participantes e destacou o impacto positivo da ação. “Iniciativas como esta fortalecem o desenvolvimento econômico e social de Apucarana, incentivando o potencial de quem quer crescer e empreender”, afirmou. Além das aulas, as empreendedoras receberam material didático, bloco de anotações, caneta, camiseta e uma logomarca personalizada para o empreendimento.

O projeto tem o objetivo de incentivar a autonomia financeira e fortalecer pequenos negócios locais, contribuindo para a geração de renda e o desenvolvimento econômico de Apucarana. Segundo dados do Sebrae, os pequenos negócios representam 99% das empresas e são responsáveis por 72% dos empregos do setor privado no Brasil.

Encerrando o ciclo 2022–2024, o MEGA registrou 5.195 participantes em 154 turmas, distribuídas por 49 cidades dos estados do Paraná e Espírito Santo. Ao todo, foram destinados 546 capitais-semente, somando R$819 mil a empreendedores de destaque. Criada em 2003, a GERAR é uma organização sem fins lucrativos sediada em Curitiba, reconhecida por promover capacitação técnica, suporte e incentivo financeiro, transformando vidas por meio do empreendedorismo.

Fonte: Prefeitura de Apucarana

Categoria:

Deixe seu Comentário