Prefeitura elimina anotações em papel, informatiza pedidos e agiliza serviços públicos

Prefeitura elimina anotações em papel, informatiza pedidos e agiliza serviços públicos
A Prefeitura de Apucarana abandonou o registro de pedidos no papel e implantou o protocolo digital para atender as solicitações da população. Até o ano passado, os pedidos direcionados à Secretaria Municipal de Serviços Públicos eram anotados manualmente e guardados em uma caixa de sapatos. Com a mudança, todas as solicitações passaram a ser registradas em sistema, o que trouxe agilidade aos serviços e garantiu o atendimento de mais de 90% das demandas.
O prefeito Rodolfo Mota afirmou que a cultura do papel predominava em diversos setores da administração. “Não é concebível que, com toda a tecnologia disponível, os pedidos da população fossem parar numa caixa de sapatos e, muitas vezes, o papel fosse perdido ou levado pelo vento”, lamentou Mota, informando que a atual administração já promoveu o mesmo com a Saúde, qualificando a fila de espera por consultas. “Desde o dia dois de abril, os novos agendamentos estão sendo registrados diretamente dentro do sistema informatizado, para evitar risco de esquecimento ou desaparecimento da guia. Ao mesmo tempo, também está sendo lançado no sistema um grande volume de pedidos de consultas que estavam guardados em caixas de papelão pela gestão passada”, relata o prefeito.
O secretário de Serviços Públicos, Wendel Metta, explicou que o protocolo digital foi implantado no final de janeiro. “Desde então, já foram lançados 7.265 pedidos no sistema, com mais de 90% atendidos. O restante vamos atender também, mas isso não aconteceu ainda por motivos climáticos, trâmites de licitação ou por outros fatores que demandam um tempo maior de execução”, pontuou.
O serviço mais solicitado é o recolhimento de móveis, com 3.105 solicitações, seguido pela coleta de galhos, com 1.580 pedidos. Metta destacou que o novo sistema permite maior controle e planejamento. “Pelo CPF da pessoa, consigo verificar se o pedido foi atendido. Quando há uma grande demanda em aberto, como ocorreu recentemente com o recolhimento de móveis, conseguimos definir prioridades e realocar a equipe com eficiência”, exemplificou.
O banco de dados da Secretaria de Serviços Públicos está integrado ao sistema de gestão contratado pela Prefeitura, que atende todos os setores da administração. Diariamente, centenas de solicitações são registradas, envolvendo serviços como recuperação de estradas rurais, recape asfáltico, tapa-buracos, roçagem, desentupimento de bueiros, reparo em passeios públicos, manutenção e limpeza urbana.
Fonte: Prefeitura de Apucarana