Leão XIV pede cessar-fogo imediato em conflitos em 1ª oração: ‘Guerra nunca mais’

Leão XIV pede cessar-fogo imediato em conflitos em 1ª oração: ‘Guerra nunca mais’

Papa citou Francisco e fez referências a guerras na Ucrânia e em Gaza e ao conflito entre Índia e Paquistão
O papa Leão XIV fez, neste domingo, 11, sua primeira oração dominical na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Em sua saudação aos fiéis, o novo papa citou seu antecessor, Francisco, e fez um apelo pela paz mundial, citando guerras na Ucrânia, em Gaza e no conflito entre Índia e Paquistão.
“Como tantas vezes afirmou o papa Francisco, eu me dirijo aos grandes do mundo repetindo sempre o apelo atual: Guerra nunca mais”, iniciou o papa Leão XIV, em saudação da sacada por volta das 7h, horário de Brasília (12h, em Roma). 
“Trago no meu coração o sofrimento do amado povo ucraniano e que se faça tudo aquilo que for possível: uma paz autêntica, justa e duradoura. Que sejam liberados todos os prisioneiros e que as crianças possam retornar para as próprias famílias", continuou o papa, em referência à guerra entre Ucrânia e Rússia.
"Sinto a dor daquilo que acontece na Faixa de Gaza. Que cesse imediatamente o fogo. Que seja prestado socorro humanitário à população civil e que todos os reféns sejam liberados. Acolhi com satisfação o anúncio do cessar-fogo entre Índia e Paquistão. Espero que através das próximas negociações se possa alcançar rapidamente um acordo duradouro", completou o papa.
Mais cedo, o papa Leão XIV também celebrou uma missa no altar perto do túmulo de São Pedro, nas Grutas do Vaticano, onde há uma série de câmaras e capelas subterrâneas sob a parte da nave da Basílica de São Pedro.
Balões, bandeiras e músicas 
A primeira oração de Leão XIV foi acompanhada por uma grande multidão, com fiéis chegando do mundo inteiro ao som de tambores e trombetas, com a entrada de grupos musicais no dia do Jubileu das Bandas.
Canções, coros para o novo Papa, canções improvisadas no violão, balões em formato de coração e muitas bandeiras fizeram parte do retrato da Praça de São Pedro neste domingo.
No meio da multidão, havia também um pequeno boneco de pano com a imagem de Leão XIV. 
"Nós preparamos isso para o novo pontífice com um grupo de crianças deficientes que acompanhamos", explica a Irmã Marina, uma freira missionária franciscana do Equador, na praça para acompanhar a primeira recitação da oração Regina Coeli de Robert Francis Prevost.
"Ficamos muito felizes em vê-lo. Esperamos paz para a humanidade por meio de sua obra. Em nosso país, vivemos tanta violência e queremos escapar", acrescenta a freira, enquanto muitas pessoas se aproximam dela para pedir uma foto com o boneco que ela quer, de alguma forma, entregar ao novo pontífice.
Fonte: Terra
Categoria:

Deixe seu Comentário